Explicamos cinco antigos rituais praticados até hoje pelos judeus, em Israel e no mundo
Por que um animal deve ser abatido segundo um ritual específico para serem consumidos?
“A Bíblia reitera diversas vezes que o sangue não deve ser consumido porque simboliza a própria essência e característica do ser humano (Levítico 3:17 e Deuteronômio 13:23-25).
Baseado nisto, os rabinos do Talmud concluíram que, quando um animal é morto para virar alimento, deve-se tomar cuidado para drenar tanto sangue quanto for possível da carne antes de comê-la.
Quando um animal é abatido de acordo com a lei ritual judaica, a veia jugular é cortada, o animal morre instantaneamente e o máximo de sangue deixa o corpo.”
Por que os judeus colocam uma mezuzá nos batentes das portas de suas casas?
A mezuzá é um pequeno invólucro que abriga um pergaminho contendo versículos da Bíblia. Em Deuteronômio 6:9 é dito que cada lar judaico deve ter uma mezuzá fixada no batentes de suas portas.
É da tradição judaica que, ao passar pelo batente da porta, deve-se tocar a mezuzá com a ponta dos dedos, beijá-los e dizer “Que Deus proteja minha saída e minha entrada, agora e sempre”.
A finalidade da meuzá é dupla: servir como um lembrete das leis de Deus e como símbolo da lealdade do judeu para com seu povo.
livro judaico dos porquês 3.001
Pelo calendário judaico, o Shabat é o sétimo dia da semana. Segundo a Bíblia (Gênesis 2:1-3), Deus criou o mundo em seis dias e repousou no sétimo. Por isto, os judeus acreditam que todos, patrões ou empregados, também devem descansar neste dia, que começa na noite de sexta-feira e termina no anoitecer do sábado.
“E guardarão os filhos de Israel o sábado, para fazer do sábado, por suas gerações, uma aliança perpétua.” (Êxodo 31:16-17).
Dependendo do grau de religiosidade adotado por cada judeu, durante o Shabat ele deixa de praticar diversas atividades, como andar de carro, escrever ou acender fogo ou luz elétrica. A única exceção para todos é em caso de emergências médicas, uma vez que, pelo judaísmo, salvar uma vida ou proteger a saúde de uma pessoa têm precedência sobre as leis do Shabat.
Por que os judeus são sepultados vestindo apenas uma mortalha branca?
Ao invés de serem sepultados vestindo suas próprias roupas, os judeus devem ser vestidos todos com o mesmo traje, uma mortalha branca sem bolsos.
A mortalha tem o objetivo de lembrar-nos de que, pobres ou ricos, somos todos iguais. A ausência de bolsos significa que nada de material que nos pertenceu em vida poderá ser levado conosco após a morte. E o branco tem sido identificado como a cor nacional dos judeus nos seus primórdios.
Em diversas comunidades judaicas os corpos são sepultados apenas com a mortalha, sem o uso de caixões. Esta é a prática comum, por exemplo, em Israel. No entanto, nos países ocidentais a lei local geralmente exige o uso de caixões.
Por que os judeus lêem a Torá na sinagoga apenas nas segundas e quintas-feiras?
Algumas justificativas têm sido apresentadas para a leitura da Torá nas sinagogas apenas às segundas e quintas-feiras. Uma conta que Moisés subiu ao Monte Sinai para receber a Torá numa quinta-feira e voltou numa segunda.
Outra explicação é que na época do Templo as segundas e quintas-feiras eram dias de mercado, quando judeus de toda Israel iam a Jerusalém vender suas mercadorias. Como eles estavam reunidos nestas ocasiões em número tão grande, tornou-se um costume desde então ler a Torá nestes dias.
(Extraído de “O Livro Judaico dos Porquês”, de Alfred J. Kolathc, Ed. Sefer)