Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus
Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.
A vida de Rute
As mulheres desempenharam muitos papéis importantes em momentos críticos da história de Israel – e ninguém mais do que Rute, que entrou em cena cerca de 400 anos depois de Jacó, durante um tempo sombrio, quando era difícil encontrar pessoas fiéis a Deus.
Explore a vida desta figura bíblica fascinante neste curso online em 7 lições.
Lição 1: Rute casa-se com o filho de Naomi
A história de Rute inicia-se em um cenário de fome em Israel e morte em uma terra estrangeira. A fome levou um homem judeu chamado Elimeleque (“Meu Deus é o Rei”) a deixar Israel, acompanhado de sua esposa Naomi (“Adorável”) e seus filhos, Malom e Quiliom, em busca de comida.
A família viajou de Belém, cerca de cinco quilômetros ao sul de Jerusalém, até a terra de Moabe, 50 milhas a leste, no lado oposto do Mar Morto.
Os acontecimentos que se desenrolaram durante os dez anos em que a família viveu em Moabe mostram que esta não foi uma decisão sábia. Quando a fome em Israel enfim terminou, todos os homens na família de Naomi já haviam morrido.
Naomi decidiu voltar para Belém e disse a suas noras moabitas, Orfa e Rute, que fossem para as casas de suas próprias famílias. Orfa seguiu o conselho, mas Rute tinha outros planos.
Para ler:
Rute 1:1-10; Juízes 21:25
Para pensar:
A saga de Rute é um exemplo clássico do poder de Deus para superar nossas limitações humanas e as circunstâncias adversas e transformar dificuldades em bênção.
Ao mesmo tempo, as demonstrações de lealdade que Orfa e Rute deram a Naomi nos lembram a importância da família e de honrar os votos que fizemos, seja qual for o custo.
> Na próxima lição: Rute declara sua fé
Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews