Jornada pelas Escrituras – A Vida de Jacó – Lição 7

Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Jacó

Jacobs_Vision_and_Gods_Promise

A história de Jacó é uma dos mais intensas da Bíblia. Acompanhe conosco a vida de Jacó e veja como ele trapaceou seu irmão, enganou seu pai, dormiu em uma pedra, lutou com Deus e, por fim, tornou-se o Pai de Israel.


Lição 6: Jacó vai para o Egito, abençoa seus filhos e morre

[private]

Jacó tinha mais uma viagem para fazer antes de morrer. A fome em Canaã forçou Jacó a buscar comida no Egito , onde o seu filho “perdido” José havia sido alçado ao segundo cargo mais alto do país. Deus queria que a família de Israel fosse para o Egito, onde eles iriam se transformar em uma poderosa nação durante os próximos 400 anos.

A bênção patriarcal é uma característica importante da vida familiar, e assim José procurou a bênção de Jacó sobre seus dois filhos, Manassés e Efraim. Jacó deu a Efraim sua bênção maior, mesmo sendo ele o mais jovem.

Assim, Jacó repetiu o mesmo padrão de gerações anteriores, em que o filho mais novo foi colocado à frente do mais velho. Foi o que aconteceu com Ismael e Isque, Jacó e Esaú, Rubem e José, e agora com Manassés e Efraim.

Jacó então abençoou seus próprios filhos (leia Gênesis 49:3-27 para um estudo mais aprofundado), e morreu no Egito.

 

Para ler:
Gênesis 46:1-7 ; 46:26-34 ; 48:1-22 ; 49:1-2,28-33 

 

Para pensar:
Muitas vezes, nós somos indevidamente influenciados pela aparência e status social das pessoas, mas “o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:07) quando escolhe as pessoas que quer abençoar.

Quer percebamos ou não, as escolhas que fazemos todos os dias refletem nossa confiança (ou a falta dela) na bondade e fidelidade de Deus.

 

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]