Jornada pelas Escrituras – A Vida de Jacó – Lição 4

Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Jacó

Jacobs_Vision_and_Gods_Promise

A história de Jacó é uma dos mais intensas da Bíblia. Acompanhe conosco a vida de Jacó e veja como ele trapaceou seu irmão, enganou seu pai, dormiu em uma pedra, lutou com Deus e, por fim, tornou-se o Pai de Israel.


Lição 4: Jacó volta para casa e luta com Deus

[private]

A vida de Jacó sofreu uma reviravolta quando Deus o orientou a voltar para Canaã, reconciliar-se com seu irmão Esaú e estabelecer sua família na Terra Prometida.

Labão e Jacó estavam trabalhando e vivendo juntos havia cerca de 20 anos. A benção definitiva de Deus sobre Jacó, apesar das repetidas intrigas e desonestidades de Labão (Gênesis 31:7 ), começaram a trazer tensão ao relacionamento entre os dois. Era hora de Jacó e sua grande família voltarem a Canaã. Ele, então, partiu para casa, sob a direção de Deus.

Para um estudo mais aprofundado, leia Gênesis 31:22-55, que descreve os detalhes do confronto de Jacó com Labão.

Jacó sabia que um confronto com Esaú o aguardava. Mas, primeiro, havia alguém muito mais importante do que Esaú, que queria lutar com Jacó. Sua divina “luta livre” provocou uma mudança não apenas em seu corpo, mas também em seu nome. Ele iria agora ser conhecido como Israel, que significa “Deus luta”, ou “Ele luta com Deus”.

Jacó lutou com Deus por toda a sua vida, enquanto tentava fazer as coisas à sua própria maneira. Mas, de agora em diante, Deus lutaria por Israel.

 

Para ler:
Gênesis 31:1-21 e Gênesis 32:1-32

 

Para pensar:
Em Gênesis 32:9-12, Jacó lembrou a Deus de Suas promessas de protegê-lo e abençoá-lo, e pediu ao Senhor que as honrasse.

Utilizar as próprias palavras de Deus para orar para Ele é uma ótima maneira de construir a sua fé.

Após brigar com Deus, Jacó ficou manco, como uma lembrança de como seu encontro com o Senhor mudou sua vida.

Quando realmente encontramos Deus, nunca somos os mesmos.

 

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]