Jornada pelas Escrituras – A Vida de Isaque – Lição 7

Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Isaque

19a-6_rebekah_rebekah_at_the_well

 

O nascimento de Isaque, filho de Abraão, foi o cumprimento da promessa de Deus e definiu as bases para uma grande nação. Saiba como Isaque manteve sua fé e seu compromisso com Deus de forma calma e inabalável, mesmo durante os tempos mais difíceis. 

 

Lição 7: A morte e o legado de Isaque

[private]

A vida de Isaac terminou de forma quieta, pelo menos é o que nos diz a Bíblia. Nada mais é mencionado sobre a sua vida desde a bênção roubada por Jacó em Gênesis 27 até o anúncio de sua morte. A vida de Esaú tomou um caminho completamente diferente da de Jacó, e seus descendentes tornaram-se os Edomitas, que viviam na atual Jordânia e mais tarde tornariam-se inimigos de Israel.

Várias referências a Isaque em Gênesis deixam claro que, apesar de sua vida relativamente tranqüila, ele ainda era o filho da promessa na linha sucessória da bênção de Deus para Israel. Por exemplo, tanto em Gênesis 31:42 como em 53, Deus é referido como “o Medo de Isaque”, isto é, o Deus a quem Isaque temia ou adorava. E em Gênesis 42:9, Jacó orou ao “Deus de meu pai Isaque.”

Como dissemos anteriormente, Isaque era o menos destacado entre os três patriarcas de Israel, mas ele era um fiel adorador do verdadeiro Deus e acreditava em Suas promessas. Assim, Isaque é digno de seu lugar de honra na história e herança de Israel.

 

Para ler:
Gênesis 35:27-29 e 36:1-8

 

Para pensar:

A história de Jacó e Esaú lembra que nem sempre podemos prever e, certamente, não podemos controlar, as ações e escolhas de Deus.

Ele faz o que sabe ser o melhor, e você pode ter certeza de que Ele sempre tem seus melhores interesses no coração.

O mundo precisa de mais pessoas discretas como Isaac, bem como daqueles mais parecidos com Abraão e Jacó.

Pessoas como Isaque podem ficar satisfeitos, mesmo se sua função não parecer tão proeminente quanto a de outras pessoas. Ser fiel onde Deus colocou você é recompensa suficiente.

 

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]