Jornada pelas Escrituras – A Vida de Abraão – Lição 4

Uma emocionante aventura de Descobrimentos e Fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Abraão

abraham-300x272

A Bíblia registra a história de Israel e seu povo, começando com Abrão – mais tarde renomeado Abraão – a quem Deus ordenou a deixar sua casa em Ur dos Caldeus, para viajar para Canaã. Nossa Jornada Pelas Escrituras começa com a história deste homem, cuja fé e confiança em Deus levou-o a tornar-se o pai do povo judeu.

 

 

Lição 4: O nascimento de Ismael

[private]

Gênesis 16 fornece ampla evidência de que, apesar de sua grande fé, Abrão ainda era um ser humano imperfeito! Cerca de 11 anos se passaram desde que Abrão atendeu ao chamado de Deus e deixou sua casa para ir a Canaã. Deus também disse a Abrão que ele teria muitos descendentes, apesar da idade de Sara e sua incapacidade em ter filhos. A Bíblia diz: “Abraão acreditou em Deus” (Gênesis 15:6).

 

Mas mais de uma década se passou, e Sara ainda era estéril. O plano de Deus para Abrão ter o filho prometido , mesmo através de sua serva Agar, parecia ser uma alternativa viável e estava em conformidade com os costumes legais e sociais da época. Mas não com o plano de Deus. O nascimento de Ismael, a quem Próprio Deus nomeou (v. 11), só complicou a história, porque ele se tornou o pai de um povo com o qual Israel vive conflitos até os dias de hoie.

 

Para ler:
Genesis 16:1-16

 

Para pensar:
Às vezes oramos: “Senhor, dai-me paciência agora!” Mas Deus não opera de acordo com o nosso calendário. Agradeça a Ele pelas pessoas e circunstâncias que Ele colocou em sua vida para ajudá-lo a desenvolver a paciência.

É sempre tentador para os seres humanos “ajudar” Deus com os Seus planos. Embora isso seja legítimo, como Deus e homem são parceiros na vida, é preciso resistir à tentação de manipular as pessoas e circunstâncias para alcançar nossos objetivos e planos.

  

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]

 

Veja as outras lições deste módulo aqui >>