‘Israel precisa do apoio dos cristãos’

Em entrevista exclusiva, embaixador de Israel no Brasil ressalta a antiga ligação entre cristãos e judeus 

 

eldad

[private]

Por Renato Aizenman

BRASÍLIA – Embaixador de Israel no Brasil desde 2010, Rafael Eldad nasceu em 1949 na cidade de Casablanca, no Marrocos. Como centenas de milhares de judeus oriundos dos países árabes, a família de Eldad foi perseguida em seu país após a criação de Israel e, em 1962, emigrou para o Estado Judeu. Lá, Rafael Eldad foi integrante das Forças de Defesa de Israel e formou-se em Ciências Políticas e História pela Universidade de Haifa. Casado com Batia, é pai de Keren, Liron e Dana e avô de Itay.

 

Como o senhor vê a importância do apoio dos cristãos a Israel?
Como sabemos, Jerusalém é o centro espiritual tanto do cristianismo como do judaísmo. Todos temos raízes e ideais comuns. Pela situação de constante ameaça vivida por Israel, precisamos do maior número de apoio possível. Contar com a simpatia de mais de 1 bilhão de cristãos pelo mundo é muito importante e, por isso, trabalhamos juntos há décadas. Vemos com muita satisfação o apoio do mundo cristão ao Estado de Israel.

 

Como é a situação da comunidade cristã em Israel, especialmente em comparação com a dos cristãos em outros países do Oriente Médio?
Israel é uma democracia, temos liberdade religiosa. Há livre acesso aos lugares sagrados de várias religiões. Lamentavelmente, a situação não é a mesma nos demais países do Oriente Médio, onde muitas vezes a minoria cristã é perseguida. No Brasil, por exemplo, vivem milhares de sírio-libaneses, muitos deles de origem cristã, que vieram após serem vítimas de perseguição na região.

 

Como é a relação dos cristãos brasileiros com Israel?
Uma ótima relação, tanto no diálogo ecumênico quanto na cooperação política. Israel valoriza muito o apoio e a simpatia dos cristãos brasileiros. Em cada viagem que faço pelo Brasil sinto grande satisfação quando vejo e percebo essa amizade e apoio.

 

Considera boa a relação entre cristãos e judeus atualmente? 
Acho que há uma tradicional ligação entre judeus e cristãos, contatos de todos os níveis e diálogo constante.  Estou seguro de que há uma boa relação e a intenção é que ela continue cada vez melhor.

 

Como vê a chegada de uma revista semanal sobre Israel para cristãos brasileiros?
É muito importante ter no Brasil uma fonte de informação semanal sobre a Terra Santa, como a nova revista Unidos por Israel. Nossa relação de amizade cresce quando conhecemos mais uns aos outros. Iniciativas que contribuem para revelar a realidade israelense são importantes para fortalecer nossa amizade.

 

Qual sua mensagem para os leitores da revista Unidos por Israel?
Primeiramente, gostaria de parabenizar a iniciativa da revista. Estamos iniciando o ano judaico de 5774 e quero aproveitar esta oportunidade para mandar uma mensagem de paz a todos os brasileiros e desejar um ano de muitas realizações e alegria.

[/private]