O rabino David Gazale explica o que é o Minian. Nas rezas realizadas pela manhã, tarde e noite é necessário ter 10 homens. É dito que quando há esse número de judeus reunidos, a reza é mais forte e a presença divina está ali entre eles.
Tradições judaicas — Alimentos casher
O rabino Marcos Serrulha esclarece que é possível encontrar alimentos casher ao mesmo preço que os não-casher. Ele explica que já há vários produtos casher no mercado, facilitando o consumo e barateando o preço.
Tradições Judaicas: Le Chaim
O rabino Shay Stauber explica porque desde a época do Talmud falamos “Le Chaim” ao brindarmos e de onde veio este costume.
Tradições judaicas: Ketubá
O Rabino Israel Kaczala explica o significado da Ketubá, contrato matrimonial entregue à noiva no dia do casamento, debaixo da Chupá. Nele estão escritas as obrigações que o homem se compromete com sua futura esposa.
Tradições judaicas: Mode Ani
O professor Fábio Erlich ensina uma frase de agradecimento dita todas as manhãs. Quando se pronuncia o Mode Ani a pessoa lembra que, após passar a noite, antes de começar a fazer qualquer coisa, ela deve agradecer por mais um dia.
Tradições Judaicas: Sheva Brachot
O rabino David Gazale explica o que é o Sheva Brachot, as sete bênçãos pronunciadas no casamento. Na prática, após o casamento também é realizada durante a semana as bênçãos ditas na cerimônia.
Tradições Judaicas: Tsedacá
O rabino Shai Stauber explica o motivo pelo qual não se pronuncia uma benção antes de se dar tzedaká a outra pessoa. Uma das explicações é que a tsedacá não depende só de quem está dando algo, mas também de quem recebe.
Tradições Judaicas: Pedras no Túmulo
O rabino Avraham Tsvi Beuthner explica o costume de se colocar uma pedra sobre o túmulo em enterros judaicos. A pedra deixada ali quer dizer que alguém esteve no local visitando aquela pessoa que faleceu.
Tradições judaicas: Netilat Iadaim
O rabino Israel Kaczala fala sobre o Netilat Iadaim, um ritual feito para purificar as mãos antes das refeições. Ele ensina a benção que se pronuncia após a lavagem.
Tradições judaicas: Quebra do copo
O rabino Israel Kaczala explica um dos motivos que fazem os judeus quebrarem um copo nas cerimônias de casamento, uma antiga tradição que se mantém viva.