Comunidades cristãs em Israel – Parte 3 (Final)

As Igrejas Protestantes

 

feaseet-stage-600x300

 

As comunidades protestantes no Oriente Médio datam apenas do início do século XIX, quando missionários ocidentais redescobriram a Terra Santa, e obtiveram grande sucesso na captação de fiéis ortodoxos de língua árabe. 

* O Bispado da Igreja Episcopal (anglicana) em Jerusalém e no Oriente Médio foi fundado em 1841 e tornou-se um Arcebispado em 1957. Em Janeiro de 1976 foram introduzidas alterações significativas para marcar o fim do Arcebispado e a criação de uma nova diocese e província em Jerusalém e no Oriente Médio, com a eleição e consagração do primeiro bispo árabe. Há cerca de 2.000 anglicanos na diocese, tornando-a a maior comunidade protestante na Terra Santa. Em Israel, existem pequenas comunidades anglicanas em Jerusalém, Haifa, Jaffa, Kfar Yasif, Lod, Ramle, Usiffeya e Nazaré. A sede do Bispado anglicano em Jerusalém é a Catedral de St. George, o mártir.

* A Igreja Episcopal de Jerusalém e do Oriente Médio foi fundada em 1906.  Em 1946 , foi reconhecida na Jordânia como uma igreja independente. Em 1966 a Igreja Episcopal estabeleceu em Israel um organismo autonomo anglicano não-árabe. Ele mantém centros e igrejas em Jaffa, Ussifiya, Herzliya Pituakh e Jerusalem. As raízes da Igreja Luterana na Terra Santa remontam a 1841, quando a rainha da Inglaterra e o rei da Prússia decidiram estabelecer um bispado protestante conjunto em Jerusalém. Em 1886 ingleses e alemães se separaram. A congregação alemã atraiu cada vez mais fiéis de língua árabe. Desde 1979, as congregações de língua árabe têm seu próprio bispo, e as comunidades coexistem na Cidade Velha. Os árabes somam quase 500 fiéis e os alemães, cerca de 200.

Em 1982, a Missão norueguesa em Israel transferiu a autoridade e a administração de suas duas igrejas missionáriasem Haifa e Jafa para a responsabilidade das congregações locais.

* A Igreja Batista chegou à Terra Santa com a formação de uma congregação em Nazaré, em 1911. Hoje, a Associação das Igrejas Batistas tem um grande número de igrejas em Israel: em Acre , Ashqelon , Cana, Haifa, Herzliya, Eilabun , Jafa Jerusalém, Kfar Yasif, Nazaré, Netanya, Petakh Tikva, Rama Tur’an e Yafia . Há também um centro de Tel Aviv. A comunidade tem cerca de 1000 fiéis em Israel e na Autoridade Palestina .

* A Igreja da Escócia (Presbiteriana) mandou sua primeira missão para a Galiléia em 1840, e, durante os 100 anos seguintes, esteve engajada nos campos da educação e da medicina. Hoje uma pequena comunidade, em sua maioria expatriados servindo peregrinos e visitantes, a Igreja da Escócia mantém uma igreja e um hospício em Jerusalém e em Tiberíades. O independente Edinburgh Medical Missionary Society mantém um hospital-escola para os enfermeiros em Nazaré.

* A Igreja de Deus (Pentecostal) mantém uma pequena comunidade em Jerusalém, Nazaré e na Autoridade Palestina, com um Centro Internacional sobre o Monte das Oliveiras.

* Outras igrejas pentecostais atuam Israel, como as Assembléias de Deus, a Igreja de Deus, a Igreja de Deus Profecia, a Pedra Fundamental e a Voz da Cura (Cristo para as Nações) .

Três assentamentos agrícolas comunitários protestantes foram estabelecidos em diferentes partes de Israel nos últimos anos. Kfar Habaptistim, ao norte da Petakh Tikvah, foi fundada em 1955, e, além da fazenda,  possui instalações para conferências e acampamento de verão para batistas e outras comunidades protestantes. Nes Amim, perto de Nahariya, foi fundada por um grupo de protestantes holandeses e alemães em 1963 como um centro internacional para a promoção da compreensão cristã de Israel.

A oeste de Jerusalém, Yad Hashmonah, fundada em 1971, opera uma pousada para os visitantes cristãos e peregrinos da Finlândia .

* A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) estabeleceu uma pequena comunidade em Haifa em 1886 e está em Jerusalém desde 1972.  Tem hoje quase 200 membros, além dos 170 alunos do Centro de Estudos para o Oriente Próximo de Jerusalém – um ramo da Brigham Young University de Provo, Utah (EUA). O Cristianismo Internacional apoia Israel e Jerusalém como sua capital eterna. É um centro onde os cristãos de todo o mundo podem adquirir uma compreensão bíblica do país e de Israel como uma nação moderna.

* A rede internacional Embaixada Internacional Cristã em Jerusalém (ICEJ) inclui escritórios e representantes em dezenas de países em todo o mundo. 

* Além dos já mencionados, há uma série de outras instituições protestantes menores presentes em Israel.

 

Liberdade de Religião

 

A atitude básica do Estado para o pluralismo religioso encontrou expressão em 1948, na Declaração de Independência de Israel:

O Estado de Israel … será baseado na liberdade , justiça e paz como imaginado pelos profetas de Israel; assegurará completa igualdade de direitos sociais e políticos a todos os seus habitantes, independentemente da religião, raça ou sexo; ele vai garantir a liberdade de religião, consciência, língua, educação e cultura …

O documento “expressa a visão da Nação e o seu credo” e adesão a estes princípios foi assegurada por lei. Cada comunidade religiosa é livre para exercer sua fé, observar seus próprios dias santos e dia de descanso semanal, e para administrar seus próprios Locais Sagrados.

Israel tem muitos sitios que são considerados sagrados pelas três religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo). A liberdade de acesso e de culto é garantida em todos eles.

“Os Lugares Sagrados serão protegidos de profanação e qualquer outra violação e de qualquer coisa que violar a liberdade de acesso dos membros das várias religiões aos locais sagrados para eles, ou seus sentimentos em relação a esses lugares” / (Lei de Proteção aos Lugares Santos. 1967 ) .

 

Nas edições anteriores:

Parte 1 – As Igrejas Ortodoxas e Não Calcedonianas

Parte 2 – As Igrejas Romana e Uniate