Jornada pelas Escrituras – A Vida de Rute – Lição 2

Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Rute

rut

As mulheres desempenharam muitos papéis importantes em momentos críticos da história de Israel – e ninguém mais do que Rute, que entrou em cena cerca de 400 anos depois de Jacó, durante um tempo sombrio, quando era difícil encontrar pessoas fiéis a Deus.

Explore a vida desta figura bíblica fascinante neste curso online em 7 lições.

 

Lição 2: Rute declara sua fé no Deus de Israel

Uma cena de três viúvas chorando, se abraçando e se despedindo dificilmente soa como o início de uma grande história de amor. Mas, no caso de Ruth, foi exatamente o que aconteceu.

Naomi estava na estrada de volta a Belém com Orfa e Rute (1:6-7), quando ela se virou para ambas e exortou-as a deixá-la ir embora e voltarem para suas famílias em Moabe. Naomi vislumbrou o futuro sombrio que ela acreditava que a esperava em Belém e desejava algo melhor para suas noras.

Orfa ficou em Moabe, mas Rute implorou para ir a Belém com Naomi, dizendo: “O teu povo será o meu povo e o teu Deus, meu Deus” (v. 16).

Assim, Rute alinhou seu destino com o de Israel, da mesma forma que heróicos gentios como Oskar Schindler e Corrie ten Boom fizeram ao salvar judeus durante o Holocausto.

Naomi sentiu que Deus tinha feito a sua vida difícil e, quando ela chegou a Belém, pediu que passassem a chamá-la de Mara (“Amarga”). Mas, uma vez de volta à Terra Prometida, Naomi e Ruth começaram a ver a mão amorosa de Deus transformar o desespero em esperança.

 

Para ler:
Rute 1:11-22 

 

Para pensar:
Naomi acreditava ser impossível para Rute para ter um futuro de esperança em Belém. Mas Rute já havia declarado sua fidelidade ao Deus de Israel, de quem disse Jeremias: “Soberano Senhor… nada é muito difícil para ti.” (Jeremias 32:17).

 

Não foi difícil para Deus transformar o desespero em esperança na vida de Noemi e Rute. Ele pode fazer o mesmo por você, hoje.

 

 

 

> Na próxima lição: Rute declara sua fé

 

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews