Tradições Judaicas: Minian

O rabino David Gazale explica o que é o Minian. Nas rezas realizadas pela manhã, tarde e noite é necessário ter 10 homens. É dito que quando há esse número de judeus reunidos, a reza é mais forte e a presença divina está ali entre eles.

Tradições judaicas — Alimentos casher

O rabino Marcos Serrulha esclarece que é possível encontrar alimentos casher ao mesmo preço que os não-casher. Ele explica que já há vários produtos casher no mercado, facilitando o consumo e barateando o preço.

Tradições Judaicas: Le Chaim

O rabino Shay Stauber explica porque desde a época do Talmud falamos “Le Chaim” ao brindarmos e de onde veio este costume.

Tradições judaicas: Ketubá

O Rabino Israel Kaczala explica o significado da Ketubá, contrato matrimonial entregue à noiva no dia do casamento, debaixo da Chupá. Nele estão escritas as obrigações que o homem se compromete com sua futura esposa.

Tradições judaicas: Mode Ani

O professor Fábio Erlich ensina uma frase de agradecimento dita todas as manhãs. Quando se pronuncia o Mode Ani a pessoa lembra que, após passar a noite, antes de começar a fazer qualquer coisa, ela deve agradecer por mais um dia.

Tradições Judaicas: Sheva Brachot

O rabino David Gazale explica o que é o Sheva Brachot, as sete bênçãos pronunciadas no casamento. Na prática, após o casamento também é realizada durante a semana as bênçãos ditas na cerimônia.

Tradições Judaicas: Tsedacá

O rabino Shai Stauber explica o motivo pelo qual não se pronuncia uma benção antes de se dar tzedaká a outra pessoa. Uma das explicações é que a tsedacá não depende só de quem está dando algo, mas também de quem recebe.

Tradições Judaicas: Pedras no Túmulo

O rabino Avraham Tsvi Beuthner explica o costume de se colocar uma pedra sobre o túmulo em enterros judaicos. A pedra deixada ali quer dizer que alguém esteve no local visitando aquela pessoa que faleceu.

Tradições judaicas: Netilat Iadaim

O rabino Israel Kaczala fala sobre o Netilat Iadaim, um ritual feito para purificar as mãos antes das refeições. Ele ensina a benção que se pronuncia após a lavagem.

Tradições judaicas: Quebra do copo

O rabino Israel Kaczala explica um dos motivos que fazem os judeus quebrarem um copo nas cerimônias de casamento, uma antiga tradição que se mantém viva.

Tradições judaicas: Sete voltas da noiva

O rabino Benjamin Zagury explica as sete voltas que se dá em torno da noiva durante o casamento judaico. Segundo ele, esta tradição remonta à conquista da cidade de Jericó pelos judeus após o êxodo do Egito

Tradições judaicas – Havdalá

O rabino Benjamin Zagury explica o significado da Havdalá, uma espécie de kidush realizado após o shabat para levar a alegria, a espiritualidade, a união e santidade deste dia para o resto da semana.

Tradições Judaicas: 100 bençãos

O rabino Shai Stauber explica o costume de se fazer 100 bençãos por dia. Ele conta que o costume vem desde o reinado do Rei Davi, quando uma epidemia vitimou 100 pessoas por dia.

Tradições: Judaicas Benção dos Alimentos

O Rabino Benjamin Zagury explica o motivo e de onde vem as bençãos que se faz antes e depois de se ingerir todos os alimentos e bebidas. Está escrito – Você vai comer, se satisfazer e agradecer.

Tradições Judaicas: Mezuzá

O Rabino Benjamin Zagury explica que o principal da Mezuzá é a parashá do Shema Israel, que fica dentro da caixa. A mezuzá é colocada do lado de fora das casas, na porta de entrada, mas é também necessário colocá-la em todas as portas dentro da casa, ressalta.

Tradições judaicas: Shabat Shalom

O rabino Shai Stauber explica porque se costuma desejar Shabat Shalom. Ele explica que a raiz da palavra shalom é shalem, que significa “completo”.

Tradições judaicas – Tsitsit

O rabino Benjamin Zagury explica o significado do Tsitsit. Além de estar escrito sobre o Tsitsit no Shemá Israel, a Torá também fala para se colocar em roupa com 4 cantos os fios e assim lembrar das obrigações em relação as mitzvot e ao judaísmo.

Tradições Judaicas: Amén

O rabino Avraham Tsvi Beuthner explica que Amén vem da palavra emuná, que significa fé. Ao dizer amén, a pessoa reafirma que acredita naquilo que foi pronunciado e que é verdade.

Tradições judaicas: Benção para filhos e filhas

O rabino Rafael Hasky explica o costume de abençoar filhos e filhas após o kidush do Shabat. É uma tradição passada de geração para geração até os dias atuais.

Tradições Judaicas: Tefilin

O rabino Efraim Schechter fala sobre a mitzvá de se colocar Tefilin e como ela pode ajudar os soldados de Israel neste momento difícil. Segundo a Cabala, esta ação tem efeito sobre o alvo das nossas preces.

Tradições Judaicas: Kipá

Por que muitos judeus usam kipá? O rabino Benjamin Zagury explica que o costume é baseado em uma história do Talmud e que serve para lembrar que Deus está acima de nós.

 

Tradições Judaicas: Velas de Shabat

O acendimento das velas de Shabat, o dia santo judaico, é uma das tradições mais antigas do povo de Israel. Começou com a matriarca Sara, esposa de Abraão, e é seguida até hoje pelas mulheres judias ao anoitecer de cada sexta-feira.