Jornada pelas Escrituras – A Vida de Jacó – Lição 1

Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Jacó

Jacobs_Vision_and_Gods_Promise

A história de Jacó é uma dos mais intensas da Bíblia. Acompanhe conosco a vida de Jacó e veja como ele trapaceou seu irmão, enganou seu pai, dormiu em uma pedra, lutou com Deus e, por fim, tornou-se o Pai de Israel.

 

Lição 1: Jacó foge de seu irmão e encontra uma noiva

[private]

Jacó nasceu como o segundo gêmeo em sua família, depois de Esaú, mas assumiu a primazia ao enganar seu pai Isaque e levá-lo a dar-lhe a bênção que normalmente deveria ter ido ao primogênito Esaú.Mesmo durante a farsa usada por Jacó, a mão de Deus estava presente. A profecia dada durante o nascimento dos filhos de Isaque dizia: “O mais velho servirá ao mais moço.” (Gênesis 25:23) 

Para um estudo mais aprofundado, leia Gênesis 27 que fala da bênção roubada e da ameaça de Esaú de matar seu irmão Jacó.

Isaque e Rebeca sabiam que Esaú estava falando sério sobre sua ameaça de matar Jacó, então ele foi enviado para longe, onde morava a família de Rebeca. Sua fuga tinha como objetivo não apenas sua proteção, mas também a busca por uma noiva em meio ao seu próprio povo. Jacó saiu de casa para enfrentar um futuro desconhecido, mas Deus encontrou-o no meio do caminho e garantiu-lhe que o Senhor estaria sempre com ele. Jacó também precisava aprender algumas duras lições sobre honestidade, que lhe seriam ensinadas por Deus, através de seu tio, o igualmente astuto Labão.

.
Para ler:
Gênesis 25:19-34 e 28:1-22 
.
.
Para pensar:

Deus prometeu estar sempre com Seu povo. Você pode pensar em um evento recente em sua vida, no qual que você lembrou da presença permanente de Deus? Dê graças a Deus hoje por esta lembrança.O dízimo de Jacó, como o de Abraão (Gênesis 14:20), foi um reconhecimento de que tudo o que ele possuía pertencia a Deus, o grande Provedor. Reflita sobre esta verdade quando você avaliar o que Deus lhe deu e como você pode demonstrar sua gratidão por Suas dádivas.

 

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]