Jornada pelas Escrituras – A Vida de Jacó – Lição 5

Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Jacó

Jacobs_Vision_and_Gods_Promise

A história de Jacó é uma dos mais intensas da Bíblia. Acompanhe conosco a vida de Jacó e veja como ele trapaceou seu irmão, enganou seu pai, dormiu em uma pedra, lutou com Deus e, por fim, tornou-se o Pai de Israel.


Lição 5: Jacó reconcilia-se com Esaú

[private]

O reencontro de Jacó com seu irmão Esaú foi incrível. Depois de vinte anos de separação entre eles, Jacó tinha todos os motivos para esperar que Esaú ainda pretendia cumprir o juramento de matá-lo para vingar a bênção roubada. Mas mesmo com este conflito não resolvido que pairava sobre Jacó, Deus ordenou que ele voltasse para casa com sua família e tudo o que possuía.
 
Quando os dois irmãos se encontraram, a cena era um contraste com a profecia original de que “o mais velho servirá ao mais moço ” (Gênesis 25:23 ). Jacó foi único que se curvou diante de Esaú e usou termos como “teu servo”, e “meu senhor”. 
 
Por seu lado, Esaú correu até Jacó, abraçou-o e beijou-o (uma terna imagem da sincera mudança de atitude por parte de Esaú. Mas Jacó ainda estava cauteloso em relação a Esaú, por isso foi para o norte e comprou um pedaço de terra perto de Siquém (a cerca de 30km ao norte de Jerusalém) depois de garantir a Esaú que o seguiria para o sul, em direção a Seir, ou Edom.

 

 

Para ler:
Gênesis 33:1-20

 

Para pensar:
A reconciliação sincera e um espírito humilde pode curar até mesmo décadas de dor, mágoa e raiva.

Você precisa perdoar alguém hoje, ou pedir perdão?

Os patriarcas edificaram altares para celebrar a bondade de Deus para eles em momentos importantes em suas vidas. Considere manter um diário para registrar eventos importantes e respostas às orações em sua vida.

 

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]