Jornada pelas Escrituras – A Vida de Isaque – Lição 1

Uma emocionante aventura de descobrimentos e fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Isaque

19a-6_rebekah_rebekah_at_the_well

 

O nascimento de Isaque, filho de Abraão, foi o cumprimento da promessa de Deus e definiu as bases para uma grande nação. Saiba como Isaque manteve sua fé e seu compromisso com Deus de forma calma e inabalável, mesmo durante os tempos mais difíceis. 

 

Lição 1: Uma noiva para Isaque

[private]

Dos três grandes patriarcas de Israel, Isaque, sem dúvida, não tinha uma personalidade forte e dinâmica como o seu pai Abraão ou seu famoso filho Jacó.

Isaac havia sido um espectador passivo no incidente mais conhecido de sua vida, o dia em que Abraão levou-o até o Monte Moriá, onde hoje está o Monte do Templo, em Jerusalém, amarrarou-o e deitou-o sobre o altar para sacrificá-lo em obediência a Deus (Gênesis 22).

Curiosamente, não há registro da reação de Isaque ao ver o fio da navalha que traria sua morte, embora os antigos sábios observem que seu espírito era de sacrifício com seu pai Abraão.

A partir de sua vida, pode-se inferir que este evento dramático fortaleceu sua fé em Deus. Na verdade, Isaac era uma pessoa de fé, como seu pai e seu filho, mesmo que, como eles, sua fé tenha sido expressa em meio a falhas humanas.

Isaque é um exemplo de alguém que, como a maioria de nós, é chamado simplesmente a permanecer fiel, mesmo quando não lhe é dado um papel de liderança a desempenhar.

 

Para ler:

Gênesis 24:1-33

 

Para pensar:

É difícil nos imaginarmos como Isaque, confiando em alguém para escolher uma esposa. Mas Deus também nos pede para confiar Nele a cada dia, de maneiras grandes e pequenas que nem sempre entendemos. Ele é digno de nossa fé!

O servo de Abraão nem sequer comia até que tivesse cumprido sua missão. Compare esta dedicação com seu próprio compromisso de realizar tarefas importantes que lhe foram confiadas por outras pessoas.

  

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]