Jornada pelas Escrituras – A Vida de Abraão – Lição 1

Uma emocionante aventura de Descobrimentos e Fé nas páginas da Palavra de Deus

 

jornada.001


Aprofunde o seu conhecimento da Bíblia com a Jornada pelas Escrituras. Através desta série de estudos semanais on-line da Bíblia, você vai aprender sobre as raízes judaicas do cristianismo, fazendo o mesmo caminho dos patriarcas de Israel, juízes, reis e profetas em uma incrível jornada de descobertas, no fundo do coração da Palavra de Deus.

 

 

A vida de Abraão

abraham-300x272

A Bíblia registra a história de Israel e seu povo, começando com Abrão – mais tarde renomeado Abraão – a quem Deus ordenou a deixar sua casa em Ur dos Caldeus, para viajar para Canaã. Nossa Jornada Pelas Escrituras começa com a história deste homem, cuja fé e confiança em Deus levou-o a tornar-se o pai do povo judeu.

 

Lição 1: O Chamado e bênção de Abraão

[private]

O aparecimento de Abraão na Bíblia marcou uma mudança definitiva no relacionamento de Deus com a humanidade. Quando a geração que cresceu depois de Noé começou a afastar-se do Senhor e tentou construir a Torre de Babel (Gênesis 11:1-9), Deus passou, de lidar com povos e nações, a chamar um homem por quem levantaria uma nova nação, Israel, que seria o povo único de Deus.

Abraão era conhecido como Abrão até Gênesis 17:05, e veio de uma área de adoração pagã. De acordo com Josué 24:2, o pai de Abrão, Taré, era um adorador de outros deuses. Curiosamente, a casa de Abrão ,na cidade de Ur foi provavelmente onde hoje é o sul do Iraque. Inscrições antigas que continham esta palavra foram encontrados a dez kilometros de Nasiriyah (cenário de pesados combates na guerra do Iraque), no Rio Eufrates. Ur era uma civilização altamente desenvolvida, o que torna o ato de fé de Abrão em deixar tudo para seguir ao chamado de Deus ainda mais notável.

 

Para ler: 

Gênesis 11:27 ׁ 12:09

 

Para pensar:

Abrão superou muitos obstáculos para cumprir os planos de Deus para sua vida. Se você está enfrentando um obstáculo, hoje, que o torna difícil de seguir a Deus, pense em algumas maneiras que Ele pode ajudá-lo a superá-lo. Abrão deixou uma vida confortável para ir para Canaã, sem saber o que o esperava. Deus está lhe pedindo para fazer algo que parece difícil? Ore pela força necessária para enfrentar o desafio.

 

Traduzido com permissão de: International Fellowship of Christians and Jews

[/private]

 

Veja as outras lições deste módulo aqui >>