Festas Judaicas – Chanuká

Durante uma semana, judeus em todo o mundo relembram a vitória dos Macabeus sobre o poderoso exército grego que ocupou a Terra Santa, proibiu a prática do judaísmo e transformou o Templo Sagrado em local de adoração de deuses pagãos.

 

Festas Judaicas – Tu Be’Av

Tu Be’Av é o Dia dos Namorados judaico. Veja neste vídeo uma explicação sobre a origem bíblica da data e um lindo exemplo de amor que já dura mais de 70 anos.

Festas Judaicas – Shavuot

A festa de Shavuot é uma das mais importantes do calendário judaico. Nela, comemoramos a entrega da Torá a todo o povo judeu no Monte Sinai. Confiram neste vídeo com o rabino Avraham Dahab e os alunos do colégio TTH-Bar Ilan.

Festas Judaicas – Yom Yerushalaim

Em Yom Yerushalaim, comemora-se a reunificação de Jerusalém, em 1967. Para o rabino Eliezer Stauber, que lutou na Guerra dos Seis Dias, esta é uma festa mais importante até do que o Dia da Independência de Israel. Veja por quê.

Festas Judaicas – Lag Baomer

Apesar de marcar a morte de dois grandes sábios do judaísmo,a festa judaica de Lag Baômer não é uma data triste, mas de muita alegria. O rabino Ilan Stiefelmann explica por quê.

Festas Judaicas – Pessach

Na festa de Pessach os judeus celebram sua libertação do cativeiro no Egito. Eles se reúnem ao redor da mesa para realizar o Seder, um jantar especial repleto de simbolismos. Neste vídeo, Orly e Benny explicam cada etapa de um autêntico Seder de Pessach.

 

Sucot, a Festa dos Tabernáculos

Durante esta festa, os judeus passam parte do dia em cabanas para relembrar a vida no deserto após o Êxodo

 

Tu Bishvat – O Ano Novo das Árvores

A festa bíblica celebra a comunhão entre o homem e a natureza